PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43532 > HOMENAGEM DCTA HOMENAGEIA FERNANDO DE MENDONçA, PIONEIRO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

HOMENAGEM

DCTA homenageia Fernando de Mendonça, pioneiro do Programa Espacial Brasileiro

Publicado: 2024-12-04 10:37:19
O evento aconteceu no Salão Montenegro, no Comando do DCTA, no dia 02/12

Palavras do Diretor-Geral do DCTANo dia 02/12, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, prestou uma homenagem ao Doutor Fernando de Mendonça, figura visionária e uma das mentes mais brilhantes da Ciência e Tecnologia no Brasil. A celebração marcou o centenário do fundador do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A cerimônia no Comando do DCTA, contou com o descerramento de uma placa que celebra o legado de Mendonça. O evento reuniu familiares do homenageado, autoridades civis e militares, como o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; comandantes e diretores das organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de outros representantes do setor.

Famílias do Dr. Fernando de Mendonça acompanha a cerimônia Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros ressaltou a importância do trabalho de Fernando de Mendonça para o progresso nacional. “Temos diante de nós um senhor de cem anos, visionário, que ainda alimenta projetos para o futuro. Aqueles que vieram antes de nós, os que aqui estão hoje e, sem dúvida, os que virão no futuro sempre lembrarão do nome ‘Fernando de Mendonça’. Sua trajetória nos inspira profundamente e nos motiva a agir com mais determinação. Parabéns por esta merecida homenagem e que sua trajetória continue a inspirar muitas gerações”, declarou.

Emocionado, Fernando de Mendonça agradeceu a homenagem e relembrou momentos marcantes de sua carreira. “Em minha mente, estou desenhando e construindo uma fábrica de emoções, especialmente quando hoje encontrei tantos amigos. Fiquei feliz com a notícia da reativação da Barreira do Inferno, pois isso simboliza o avanço e o progresso. É uma grande felicidade chegar aos 100 anos com saúde e estar ao lado de tantas pessoas queridas. Gratidão a todos”, afirmou.

Trajetória de um pioneiro

Diretor-Geral do DCTA parabeniza Dr. Fernando de MendonçaNatural de Guaramiranga, Ceará, Fernando de Mendonça iniciou sua trajetória na aviação ainda jovem, formando-se em Aviação Civil e, posteriormente, como piloto militar pela Força Aérea Brasileira. Em 1961, graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo ITA, com a maior honraria da instituição. Posteriormente, concluiu seu doutorado em Radiociências pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, consolidando sua reputação internacional como cientista.

Mendonça foi responsável por grandes marcos do Programa Espacial Brasileiro. Ele idealizou o CLBI, primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina, e foi peça-chave na fundação do INPE, instituição que até hoje lidera o desenvolvimento de tecnologias espaciais no país. Além disso, atuou como Diretor Científico do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE) e como Diretor Executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Nos últimos anos, destacou-se no setor privado com inovações tecnológicas, incluindo o desenvolvimento de uma bateria iônica de alto desempenho com nióbio e grafeno. Seu legado é um marco na história da ciência e tecnologia no Brasil, inspirando novas gerações de pesquisadores e cientistas.aaa

Fotos: Tenente Daniela Camargos / DCTA